"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Iniciando o trabalho com textos narrativos

     Hoje iniciamos os trabalhos com textos narrativos. Lemos um trecho de "A ilha do tesouro" e de "Os três mosqueteiros". Analisamos alguns elementos da narrativa, os diferentes tipos de narrador e a relação entre os tempos verbais.
     Aproveitando a oportunidade, publico abaixo o trecho de uma história contada por um narrador-personagem. Vou omitir o título do livro e o autor, por enquanto, para não influenciá-los.

     "As minhas impressões da viagem, depois da partida de Bistritz, foram bem estranhas e variadas. Quando cheguei junto à diligência, para tomá-la, o cocheiro estava conversando com a dona do hotel, sem dúvida a meu respeito, pois me olharam de soslaio [de lado, de esguelha]. Consegui ouvir, durante sua conversa, diversas palavras muitas vezes repetidas, palavras esquisitas, pois falavam várias línguas. Assim tirei da valise meu dicionário poliglota e olhei o significado dessas palavras. A constatação não foi muito alvissareira [que traz boas notícias] para mim, pois as palavras eram: 'Ordog' - satanás; 'pokol' - inferno; 'stregoica' - feiticeiro; 'vrolok' e 'vlkoslak', ambas com a mesma significação, pois uma é eslovaca e outra sérvia: uma espécie de lobisomem ou vampiro."

     Quem seria o narrador-personagem? Por que o cocheiro e a dona do hotel se referiram a ele dessa maneira? O que ele teria feito? Ou nada disso seria verdadeiro e os dois estariam simplesmente fantasiando as coisas? Por que motivo? Usem a imaginação! Se tiverem dúvidas quanto ao vocabulário, usem o dicionário. Boa sorte!

9 comentários:

  1. Acho que a dona do hotel e o cocheiro estavam falando dele dessa maneira pois ele deveria ser muito estranho e nunca deveriam ter visto alguém daquela maneira,ele deve ter feito coisas esquisitas como:falar coisas que não existe,feito sons estranhos, etc.
    OBS:PROFESSORA,NÃO ACHEI QUEM É O NARRADOR PERSONAGEM,PODERIA ME AJUDAR?
    ANDRESSA,702

    ResponderExcluir
  2. Andressa, o narrador-personagem é justamente esse homem que você disse ser "muito estranho".

    Pessoal, sigam o exemplo da amiga e coloquem a imaginação para funcionar!

    ResponderExcluir
  3. O narrador- personagem é o homem de quem o cocheiro e a dona do hotel falam.
    O cocheiro ea dona do hotel se referiram a ele dessa maneira porque achavam que ele era um tipo de vampiro ou lobisomem.Ele teria feito alguma coisa estranha e suspeita.Mas nada disso era verdade os dois só estavam fantasiando as coisas.
    GABRIEL OUVERNEY TURMA 703

    ResponderExcluir
  4. o narrador - personagem e o homem de quem o cocheiro e a dona do hotel falam eles se refiria dessa maneira porque eles achavam e era um tipo de vampiro ou lobisomem. Ele teria feito coisas esquesitas que nao existia como sons estranhos e de varias maneiras.

    ResponderExcluir
  5. O narrador-personagem seria:um homem estranho que o cochoeiro e a dona do hotel falavam.Eles se referiam desta maneira,pois eles achavam que ele era um tipo de lobisomem ou vampiro,ele hajia de um modo estranho,fazia coisas esquisitas e transmitia sonhos muito estranhos.

    ResponderExcluir
  6. Achavam que ele era um feiticeiro por isso o achavam esquisito .Ele seria narrador personagem. Gabriel Pereira 702.

    ResponderExcluir
  7. O narrador-personagem e homem de quem o cocheiro e a dona do hotel falam. Eles se referiam desta maneiro pois eles achavam que era um tipo de vampiro ou lobisomem. Eles teriam feito coisas extranhas que não existia como sonhos estranhos. joão gabriel 703

    ResponderExcluir
  8. O narrador perssonagem é o homen que fala do cocheiro.porque ele era uma espécie de feticeiro.uma envocação ou magia.Talves. Por medo.

    ResponderExcluir
  9. O NARRADOR PERSONAGEM-ERA HOMEM ESTRANHO QUE COCHEIRO E A DONA DO HOTEL FALAVA ELE ERA UMA CRIATURA OU ESPÉCIES DE LOBSOME QUE DAVA MEDO NOCOCHEIRO E NA DONA DONA DO
    HOTEL
    MOISES SILVA FERNANDES

    ResponderExcluir