"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Já terminou seu texto? Agora é a hora da revisão!

    Quando você termina um texto, lembra-se de dar uma olhada antes de entregá-lo à professora? Se sua resposta for não, está na hora de perceber a importância de uma boa revisão.
     Muitas vezes, começamos a colocar nossos pensamentos no papel e, quando chegamos ao final, ficamos felizes em terminar o texto e acabamos nos esquecendo de revisá-lo. Precisamos entender que tanto o conteúdo quanto a forma como nosso texto se apresenta são importantíssimos. Imagine uma redação escrita com letra ilegível, em que não se consegue decifrar uma palavra sequer! Ou então um texto em que o 1º parágrafo não tem nada a ver com o 2º, que não tem nada a ver com o 3º...
   Quando revisamos nosso texto, podemos acrescentar novas ideias, retirar outras desnecessárias e , inclusive, caprichar mais na letra. Tudo isso para que a mensagem que queremos passar seja transmitida de forma clara.
     Agora vamos a algumas dicas:

   - Observe a ortografia, atentando também para a separação de sílabas, a acentuação, o uso de letras maiúsculas e minúsculas. Lembre-se ainda de ver se a letra está caprichada.

    - Depois verifique se suas ideias estão de acordo com o tema proposto e se elas estão bem ligadas entre si.

    - Em seguida, note se as ideias foram bem dispostas em parágrafos (nada de "bloco único", heim?).

    - Repare também se os tempos verbais estão empregados adequadamente em todo o texto.

   - Por fim, observe se sua redação possui todos os elementos referentes ao tipo de texto proposto. Se, por exemplo, você está construindo uma narrativa, é importante destacar o narrador, definir se é observador ou personagem, caracterizar as personagens, definir o espaço e o tempo da narrativa. Se for uma dissertação, verifique se há introdução, desenvolvimento e conclusão bem delimitados. Se, por outro lado, for uma descrição, note se relatou todas as características e detalhes possíveis do objeto, da pessoa ou do lugar descritos.

     Bom, é isso. Espero que essas dicas sejam úteis para todos.

33 comentários:

  1. Isso serviu pra mim , muitas vezes faço trabalhos mais nao dou aquela olhadinha básica.

    Sarah Teixeira - 703

    ResponderExcluir
  2. Serão muito úteis.Me ajudará bastante
    Obrigado :D

    Raissa
    703

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado,aposto que agora sabendo essas dicas,vou tirar notas melhores em meus textos

    Gabriel Ouverney
    703

    ResponderExcluir
  4. Foram bem úteis gostei!
    Bárbara Placido -702

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, a ideia é que vocês copiem esse texto (ou imprimam) e utilizem-no quando forem fazer uma redação ou qualquer outra atividade escrita. Garanto que vai ajudar bastante. ;)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado..isso é muito importante em texto redaçoes etc.
    Sei que agora vou melholhar mais ainda!!

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas sao muito boas,pois quando eu entrego alguns trabalhos vem com um montao de erros,essas dicas vao me ajudar muito!!

    ResponderExcluir
  8. isso vai me ajudar bastante , vou copiar , para não esquecer (: haha

    ResponderExcluir
  9. camila 701
    muito obrigado professora serão bem uteis.

    ResponderExcluir
  10. Foram bem entereçante gostei muito
    DANIELA 702

    ResponderExcluir
  11. poxa nao sabia de algumas dessas dicas vlw fessora

    vai me ajudar no seu trabalho q vai passar ^^

    ResponderExcluir
  12. AHHH essas dicas vão ser muito uteis em todos os trabalhos e resumos em tudo, vou ate copiar para não erra mas em nada . RS'
    by: Andressa Teixeira - 703

    ResponderExcluir
  13. Ai q bom, ter dicas é sempre muito bom!!
    Isso me facilita em muitas coisas;

    ResponderExcluir
  14. Acho Muito Legal essa ideia de colocar revisao no blog,pois assim nois aprendemos nao so na aula mas tb na internet!





    Pedro Boyer 701

    ResponderExcluir
  15. Poxa então e por isso que minhas notas no trabalho vem ruim e afeta tb bastante minha nota no bimestre!




    Obs:Aumenta Minha Nota?

    Kaio 701

    ResponderExcluir
  16. Serão bem úteis e vai me ajudar bastante em trabalhos.

    ResponderExcluir
  17. sera muito uteis para mim me ajudara muito para eu melhora minha nota.
    obriiiiigaaaadooo querida professora .
    ass moises silva fernandes

    ResponderExcluir
  18. pow caio escreveu meu nome errado vacilao kk
    Pedro Boher com h 701

    ResponderExcluir
  19. vai se muito utens para fazer os trabalhos vai me ajudar muito
    Daniela702

    ResponderExcluir
  20. po ainda bem q tem isso aqui ,as vezes eu esqueço!!!

    ResponderExcluir
  21. obrigada professora eu tenho vários errinhos desses que eu não sabia....
    by:vitor 703

    ResponderExcluir
  22. essa revisão ajuda para o desenvolvimento na ora que for fazer um trabalho e um melhor desenpenho.
    yuri klein 701

    ResponderExcluir
  23. acredito que vai me ajudar bem professora com essa revisão.
    gabriel maurer 702

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada,gostei pois serão muito úteis nos próximos textos .
    Rhanna A. Roschemant 703

    ResponderExcluir
  25. valeu pela agudinha foi muito utiu muito obrigado(leonardo701)

    ResponderExcluir
  26. obrigado,pela dica , irão ser utilizadas bastante

    késia cavalier 703

    ResponderExcluir
  27. Muito interrensante e importante.

    Arthur 701

    ResponderExcluir
  28. E com erro que se aprende ,vo seguir seus conselho ao fazer um texto obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Comentar é facil ,o erro e comun ao escrever um texto ,as regras são facilita aconpreender o começo e o fim do texto ,obrigada .wilky 702

    ResponderExcluir
  30. obrigado fessora vai ajudar bastante lembrarei disso quando eu fizer algum texto. biy_biy.
    lucas azevedo faria.
    701.

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada prof,serao bem úteis quando eu fizer os textos .Boa dica .

    Bruno 701.

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre faço a revisão, mas é bom saber o porque de tão precisas que elas são. BEIJOS

    Larissa 703

    ResponderExcluir
  33. Eu sempre faço uma revisão, mais foi bom você ter lembrado professora !
    Marília Damas- 703

    ResponderExcluir