"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Trabalhando com poemas

     Queridos alunos, encontrei um poeminha muito bonito e trouxe para vocês. Leiam-no e depois prestem atenção à proposta que faço.
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
(Otávio Roth)
     Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela.
     Gato andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado.
     Pão quentinho de manhã, dropes de hortelã, o grito do Tarzan.
     Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no poço, um cachecol no pescoço.
     Papagaio que conversa, pisar em tapete persa, eu te amo e vice-versa.
     Vaga-lume aceso na mão, dias quentes de verão, descer pelo corrimão.
     Almoço de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo.
     Anãozinho no jardim, lacinho de cetim, terminar o livro assim.
(ROTH, Otávio. Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. São Paulo: Ática, 1994.)

     Agora, quero saber: que COISINHAS À TOA deixam você feliz? Escreva apenas UM verso, com TRÊS elementos que RIMEM – como fez o poeta Otávio Roth. No link "comentários", publique seu versinho. No final, vamos juntar todos os versos e formar um poema coletivo! Que tal?


47 comentários:

  1. Acordar num lindo dia,ver minha familia e ganhar na loteria

    ResponderExcluir
  2. Ver chuva pela janela,andar na passarela,comer comida na panela.

    ResponderExcluir
  3. Bate por vc meu coração, com a minha paixão,quero a sua união.
    Karen 701.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Moisés e Daniela, vocês não entenderam a proposta: o verso DEVE ter TRÊS elementos que RIMEM. E devem ser coisas que vocês gostem de fazer.

    ResponderExcluir
  7. Acordar num dia de sol ,jogar futebol e pescar com anzol.
    Bruno 701

    ResponderExcluir
  8. quero ser sua paixao pra marca seu coraçao,quero ser a burracha pra apagar sua solidao

    ResponderExcluir
  9. Gosto de nadar, sentar pra ver o mar e na areia relaxar.
    Rhanna A. Roschemant
    turma: 703

    ResponderExcluir
  10. Sarah Heckert - 70327 de maio de 2011 às 02:14

    gosto de pular, dançar e me exercitar!

    ResponderExcluir
  11. Acordar na alegria,cantar todo dia e amar minha família.

    ResponderExcluir
  12. leonardo da rocha souza. 70327 de maio de 2011 às 10:02

    Ir lanchar
    Depois estudar
    para poder relaxar

    Leonardo da rocha souza .
    Turma:703

    ResponderExcluir
  13. Sentir o vento,viver cada momento,ter mais um pensamento.

    Raissa
    703

    ResponderExcluir
  14. Roberta Gravino - 70327 de maio de 2011 às 19:49

    Não ter inimigos, somente os amigos, estarão sempre comigo.

    ResponderExcluir
  15. Marília da Silva Damas Alves=70327 de maio de 2011 às 20:02

    Ir ler,depois fazer dever e escrever
    MARÍLIA DAMAS
    TURMA703

    ResponderExcluir
  16. gosto de bagunçar,animar e me divertir
    Daniela
    turma:702

    ResponderExcluir
  17. Daniela, querida, você continua não entendendo: bagunçar, animar e divertir NÃO rimam. As palavras DEVEM rimar.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Não entendi, Camila! Não foi isso que pedi. Por favor, releia o poema e as instruções logo abaixo dele. Depois, refaça seu VERSINHO.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Você é meu irmão,com muita emoção, de meu coração!1
    izabella\701

    ResponderExcluir
  22. Camila e Izabella, vocês devem escrever coisas que GOSTEM DE FAZER! Não basta rimar, tem de obedecer às regras do trabalho.
    Ai, ai, gente...

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto de estudar,falar e rimar

    João Gabriel-703

    ResponderExcluir
  24. chuva caindo no telhado,ver um carro molhado,cair sem ser zuado.
    Aluno:Lucas Azevedo Faria. Turma:701.

    ResponderExcluir
  25. gosto de cantar,dançar e estudar
    Emilly turma: 701

    ResponderExcluir
  26. adoro acordar,para brincar e dançar.Vitor 703

    ResponderExcluir
  27. Ótimo, Lucas! É assim mesmo! Gostei! ;)

    ResponderExcluir
  28. Conversar,jogar e meus bons feitos comemorar.
    Gabriel Ouverney
    703

    ResponderExcluir
  29. Ver alguém sorrir, me divertir, uma música ouvir.

    Louise
    703

    ResponderExcluir
  30. camila 701
    gosto de jogar,pensar e estudar

    ResponderExcluir
  31. Jogar, caminhar e conversar

    Matheus-703

    ResponderExcluir
  32. Eu gosto de dançar,pular,cantar!

    Vinicius 703

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto de sorrir,viver a aprender.
    Andressa Santos Teixeira - 703

    ResponderExcluir
  34. Tiras notas boas!Simplesmente só ouvir uma música boa já dar vontade de dançar atoa!
    Bárbara->Turma:702!

    ResponderExcluir
  35. Larissa Fracacio Ther //70318 de junho de 2011 às 23:03

    Eu gosto de aprender, ler e escrever!!
    Larissa Fracacio Ther
    703

    ResponderExcluir
  36. Treinar,jogar e conversar
    Luiz Fernando 703

    ResponderExcluir
  37. Eu gosto de se deitar,sonhar e ver os pássaros a voar!

    ResponderExcluir
  38. Sexta feira,ficar de bobeira,toda hora assaltando a geladeira.

    ResponderExcluir
  39. Comer,beber e nunca fazer dever!

    ResponderExcluir
  40. Eu gosto de me divertir,
    por isso brinco depois de estudar,
    mas não posso deixar de repetir,
    não há nada melhor que amar.

    Ass: Mayara de Azevedo Tuller
    Turma: 702

    ResponderExcluir
  41. Gosto de:Tv,Pc e Comer (=

    ResponderExcluir
  42. Andando de cavalinho, com o meu radinho, olhando um passarinho.
    Gabriel Maurer 702

    ResponderExcluir
  43. gosto de dançar ,pular e gritar
    daniela 702

    ResponderExcluir
  44. Eu gosto de conversar,dançar e pular.
    Ariane Leal
    702

    ResponderExcluir
  45. gosto de brincar, rodar e dançar. jhenyfer;702

    ResponderExcluir
  46. Acordar num dia de sol ,ver minha família e jogar futebol Richard 702.

    ResponderExcluir