"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carta sobre a greve

     Olá, queridos alunos!
     Recebi uma mensagem sobre a greve dos professores da rede estadual e resolvi compartilhar com vocês. Espero que leiam tudo, heim?

     AOS PAIS E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS
As escolas estaduais estão em greve e, quando isso ocorre, sempre dizem: “Os alunos ficarão prejudicados”.
       Mas, afinal: Quem está de fato prejudicando nossos alunos ?

à O governo diz: “Contratamos professores”. Mas a verdade é que:

- QUASE MIL PROFESSORES ABANDONAM A REDE ESTADUAL TODOS DIAS POR CAUSA DOS PÉSSIMOS SALÁRIOS.
- TURMAS FICAM SEM AULA POR FALTA DE PROFESSORES. OU TÊM VÁRIOS PROFESSORES DA MESMA MATÉRIA DURANTE O ANO, POR CAUSA DO RODÍZIO FREQUENTE – ISSO PREJUDICA O APRENDIZADO.

à O governo diz: “Climatizamos as escolas” . Mas a verdade é que:

- EMPRESAS GANHAM COM O ALUGUEL DOS APARELHOS E NA MAIORIA DAS UNIDADES ELES NÃO FUNCIONAM PORQUE A REDE ELÉTRICA NÃO AGUENTA.

- AS SALAS DE AULA SÃO SUPERLOTADAS E, MESMO QUE FOSSEM CLIMATIZADAS, O EXCESSO DE ALUNOS CONTINUA PREJUDICANDO A QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR E O APRENDIZADO DO ALUNO.

à O governo diz:“Informatizamos as escolas”... Mas a verdade é que:

- COMPRARAM LAPTOPS SUPERFATURADOS QUE NÃO TRABALHAM PELO PROFESSOR, PORQUE SÓ HUMANOS PODEM EDUCAR HUMANOS.
- A ESCOLA DA INTERNET NÃO É A ESCOLA DA VIDA REAL. NA INTERNET PROÍBEM REGISTRAR QUE O ALUNO NÃO TEVE PROFESSOR E MANDAM INVENTAR NOTAS QUE ELE NÃO TEVE!

à O governo diz: “A escola está estruturada”... Mas a verdade é que:

- NÃO HÁ FUNCIONÁRIOS, POIS SÓ HOUVE UM CONCURSO PARA FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA EM TODA A HISTÓRIA DA REDE ESTADUAL!
- HÁ FIRMAS TERCEIRIZADAS GANHANDO DINHEIRO COM ISSO, E LIGADAS Á POLITICAGEM: A CADA ELEIÇÃO, ESSES FUNCIONÁRIOS FICAM SUJEITOS À DEMISSÃO. OS TRABALHOS QUE DEVERIAM SER DE FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS VIRARAM MERCADORIA PARA POLÍTICOS FAZEREM BARGANHAS NAS ELEIÇÕES COM VAGAS DE EMPREGO TERCEIRIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS.

 - SEM FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS E QUALIFICADOS, A ESCOLA FICA MAIS INSEGURA: NÃO HÁ GENTE SUFICIENTE PARA CONTROLAR QUEM ENTRA E QUEM SAI, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS MAIORES.

- COMO NÃO HÁ CONCURSO PARA FUNCIONÁRIOS, NÃO HÁ DIGITADORES. O GOVERNO QUER “MODERNIZAR” SEM COLOCAR PESSOAL PARA FAZER DIGITAÇÃO. ASSIM,. QUER QUE OS PROFESSORES, ALÉM DE DAR AULAS EM SALAS SUPERCHEIAS, PLANEJAR, CORRIGIR, LEVAR UM MONTE DE SERVIÇO PARA CASA, AINDA FAÇAM DIGITAÇÃO DE NOTAS E MENTIRAS NA INTERNET!!!

- O governo diz:”Professores serão premiados”.Mas a verdade é que:

- OS PROFISSIONAIS VÃO TRABALHAR MAIS POR MENOS, E PERDER DIREITOS. TROCAM DIREITOS DE TEMPO DE SERVIÇO – QUE TODOS TÊM – POR BRINDES DE FINAL DE ANO.

- E O PIOR: PARA “DAR” O BRINDE O GOVERNO QUER CONTAR ATÉ ALUNAS GRÁVIDAS E ALUNOS COM HISTÓRICO DE DELINQUÊNCIA. ASSIM, CULPA OS PROFISSIONAIS POR PROBLEMAS SOCIAIS E, O MAIS PERVERSO: FAZ COM QUE AS DIREÇÕES DE ESCOLAS QUEIRAM “SE LIVRAR” DESSA JUVENTUDE, DESISTIR DELES, PARA NÃO PERDER O BRINDE DE FIM DE ANO!
NÃO PODEMOS SER CÚMPLICES  DISSO!
(Sepe - Núcleo de Niterói)

35 comentários:

  1. A gente realmente ficaria prejudicado, se essas mentiras todas acontecessem e todos ficassem calados, sem fazer nada.Mesmo que daqui a pouco tempo venhamos a trabalhar mais para repor os dias de aula tenho certeza que irá valer a pena.Apoio e concordo com a greve dos professores.

    Raissa
    703

    ResponderExcluir
  2. sacanagem por causa dessa greve vamos sair prejudicados!!!!
    camila 701

    ResponderExcluir
  3. É vergonhoso saber que professores e tantos outros profissionais essenciais à população recebam tão pouco!Os governantes deveriam colocar a mão na consciência e pensar que ninguém vive com salários tão baixos. Os trabalhadores precisam morar, comer, se vestir e pagar as suas contas. Chega de injustiças! Não há como dizer que nós, alunos,seremos prejudicados. O que adianta ter em nossas salas de aula profissionais insatisfeitos e desmotivados. Apoio a greve dos professores!

    Louise-703

    ResponderExcluir
  4. Raissa e Louise, obrigada pela compreensão e pelo apoio! São alunos assim, críticos e politizados, que queremos sempre formar!
    Camila, você é apenas mais uma que vê a questão superficialmente e não reflete sobre a realidade - aliás, uma realidade que é sua também! Com ou sem greve, vocês JÁ são prejudicados! Ou você acha que as escolas públicas têm o mesmo nível de qualidade das escolas particulares?! Você acha sinceramente que os alunos de escolas particulares são obrigados a estudar em escolas sujas, com carteiras quebradas, paredes pichadas, aprendendo um currículo mínimo ridículo?!
    Lembrem-se todos vocês: escola pública DE QUALIDADE é DIREITO de todos!!! Mas não adianta só professor ficar lutando por isso. Vocês, alunos, seus responsáveis e toda a comunidade têm o DEVER de exigir isso também!

    ResponderExcluir
  5. Apoio e concordo.Os professores trabalham de mais por um salário muito baixo.
    Rhanna A. Roschemant
    TURMA:703

    ResponderExcluir
  6. Isso tudo é um absurdo,são profissionais como esses que o país precisa para o país ter rumo, mas esses sujeitos trocam uma boa população estruturada e entendida por MUITO dinheiro nos bolsos.Essa luta é tanto dos professores quanto dos alunos porque os alunos querem ser alguém,mas com essas atitudes do governo, a população não vai TÃO longe. Essas reivindicações são totalmente necessárias para que os futuros adultos SAIBAM.E que o BRASIL mude para melhor através dessa luta!

    Gabriel Ouverney
    703

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que tem que ter a greve siim.Tem muita gente que ganha mais e trabalha menos que o professor.Os professores ganham pouco pro que eles fazem,muitas vezes tem alunos que não respeitam acham que a greve é boa porque vai ficar sem aula,eu não queria mais é justo os professores defenderem os seus direitos.

    ResponderExcluir
  8. Rhanna, Gabriel e Laís, é esse o espírito mesmo! Só vamos mudar a situação com a colaboração de TODOS! E que isso sirva de lição para vocês!

    ResponderExcluir
  9. Estou completamente a favor dessa greve , poxa o ar-condicionado o aluguel dele e mas caro que o proprio salario do professor ? isso é um absurdo , os professores semprem estão la dando aula pra gente e ganhando pouco e agora eles tem que lutar para um salario mas alto . Estou totalmente a favor dessa greve !
    Andressa-703

    ResponderExcluir
  10. essa greve ta acabando comigo fessoraaaaaa
    nao quero estudar nas ferias

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vc pois os professores precisam ser mais valorizados pelos governadores e tambem precisam de um salario digno pois vcs trabalham tanto para ganhar pouco os governadores precisam conhecer o quanto vcs sao uteis para o povo nao so brasileiro mas sim mundial!!!!

    Kaio 701

    ResponderExcluir
  12. Falou bonito, heim, Caio? :D
    Valeu, Andressa! Uma amiga minha, que também é professora, disse que vai parar de dar aulas e vai começar a abanar os alunos, substituindo o ar condicionado, porque vai ganhar mais! rsrs
    Patrick, você não quer ter aulas nas férias e nós, professores, não queremos morrer de fome! Pense nisso! ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu apoio e concordo,os professores trabalham por um salario injusto pra um ar condicionada que vale mais do que nossa educaçao.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho isso uma sacanagem pois nós vamos ter que estudar nas férias
    Juliana-701

    ResponderExcluir
  15. Valeu, Millena!
    Juliana, "sacanagem" é o professor valer menos que um aparelho de ar condicionado!!! "Sacanagem" é o dinheiro dos nossos impostos (inclusive os dos seus pais) serem gastos para pagar R$800 de aluguel em CADA aparelho!!! "Sacanagem" é fazer com que VOCÊS estudem em colégios caindo aos pedaços!!! "Sacanagem" é fazer com que nós sigamos um currículo mínimo que não chega nem aos pés do que vocês deveriam realmente aprender!!!

    ResponderExcluir
  16. eu acho que eles deveriam ajudar ao povo isso é uma coisa correta ,pra que pagar imposto se o seu dinheiro vai para hotel restaurante lugares chiquêrimos onde eles vao. Por causa disso que eu concôrdo com a greve dos prfessores por quê ,eles lutam por justiça e por
    rum salário melhor que todos merecem.

    moisés 701

    ResponderExcluir
  17. Isso é inaceitavel,tem que mudar!!!

    ResponderExcluir
  18. apoio a greva,pois são os professores que ensinam tudo o que nos sabemos

    ResponderExcluir
  19. Existem muitas pessoas que falam que são contra a greve porque os professores que escolheram essa profissão, sabendo das consequências e tal, mas se vocês professores não exercerem essa profissão quem vai nos ensinar ?! Os professores estão lutando para uma melhor educação, melhores escolas. E o salário injusto que eles recebem ? Se eles não lutarem pelos próprios direitos quem vai lutar? Por isso, sou a favor da GREVE.

    ResponderExcluir
  20. Hoje me sinto mais forte
    Mais feliz quem por ver pessoas lutando por nós
    Só levo a certeza
    De que muito pouco eu sei, que nada sei.
    Que os professores praticamente estão sendo robados com o salario de 800 reais com as condiçoes das sala voces merecem mas pq vcs praticamente faz o futuro do país (preparando os alunos para ser aulgem navida)
    Obrigado por tudo comte comigo

    ResponderExcluir
  21. Moisés, Késia, Criatiana, Roberta e Nathan, os professores não podem continuar a reclamar sozinhos! É isso mesmo: participem, manifestem a sua opinião, exijam seus direitos!

    ResponderExcluir
  22. Eu apoio a greve , nós merecemos uma educação melhor , e os professores , merecem o sálario e um material adequado para nos ensinar . Eu sou a favor da Greve ² .

    Sarah Teixeira - 703

    ResponderExcluir
  23. Éh Umaa vergonhaa'ooq esse goveernoo faaz'
    Tantoo os Prof cmo os Bombeiiros ....
    Ganhanduh Oq ganham...
    (Sarah Caroliina 702)
    =)

    ResponderExcluir
  24. Eu concordo e apoio com a greve pois o professor e o que nos prepara para o futuro ,e merecem um salario justo.

    Leonardo. 703

    ResponderExcluir
  25. Valeu, Sarah T., Sarah, C. e Leonardo!!! ;)

    ResponderExcluir
  26. Eu apoio a greve dos professores com certeza!Nós merecemos uma educação de qualidade,e para isso os profs tem que ganhar um bom sálario!

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que essa é averdadeira realidade. Pois os professores precisam guanhar mais. O dinheiro que os professores ganham não chega perto do dinheiro que esses políticos corrupitos ganham sem fazer nada. Só ficam em nesses hotéis de luxo ganhando as custas dospovo que luta para ver seus filhos crescerem e serem alguem na vida.Aonde este mundo vai chegar com tanta sacanagem assim.Com esses políticos curru pitos no poder nós estamos perdidos.
    LUCAS 701

    ResponderExcluir
  28. A educação no Brasil é muito importante para criar um povo mais inteligente e questionador pelo seus Direitos, e para que as pessoas sejam mais honestas. O Brasil só se desenvolve com a educação, e a educação precisa de professores com melhores salários, para trabalharem mais motivados. Apoio a greve dos professores.

    Ass: Mayara de Azevedo Tuller
    Turma: 702

    ResponderExcluir
  29. -702 Eu também apoio a greve,não porque nós vamos ficar sem algumas aulas,e sim porque não é fácil ser professor, eles merecem um bom salário como os bombeiros também merecem!

    ResponderExcluir
  30. sem os professores ñ teriam deputados,esses politicos devem pensar bem o q eles estão fazendo!!

    luis felipe 703

    ResponderExcluir
  31. Apoio e concordo com a greve dos Professores.

    ResponderExcluir
  32. "Com ou sem greve, vocês JÁ são prejudicados!"
    Concordo com você professora.
    Eu apoio a greve,muitas pessoas ganham mais que professores e trabalham menos.E sem os professores nós alunos não seriamos nada,então vocês professores mereciam um salario melhor e nós alunos uma escola melhor.
    Ariane Leal
    702

    ResponderExcluir
  33. eu apoio a greve por que os professores recebem muito pouco pelo oq eles fazem eu sei que vo sair prejuticado mais eu apoio vcs.
    gabriel maurer 702

    ResponderExcluir
  34. eu apoio a greve porque o governo paga muito pouco pelo que eles fazem mais mesmo sendo prejudicada eu apoio vcs
    DANIELA 702

    ResponderExcluir
  35. eu apoio a greve e acho que isso não pode se aceitar isso tenque mudar,por isso apoio a greve dos professores. jhenyfer;702

    ResponderExcluir