"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mais um gênero textual

     Olá, queridos! Aproveitando que estamos em período de Olimpíadas, gostaria que vocês lessem, com atenção, o texto abaixo. Em seguida, respondam: a que GÊNERO TEXTUAL ele pertence?


     OLIMPÍADA s.f. Período de quatro anos decorrido entre a realização de dois Jogos Olímpicos (ou Olimpíadas) consecutivos, no sistema grego de divisão do tempo. - Este método de contar o tempo tornou-se comum por volta de 300 a.C. Todos os eventos eram datados a partir de 776 a.C., o início da primeira olimpíada conhecida.
     O começo do ano da olimpíada era determinado pela primeira lua cheia depois do solstício de verão, o dia mais longo do ano. Essa lua cheia ocorria por volta do dia 1º de julho. Desse modo, apenas os últimos seis meses do primeiro ano da 195ª olimpíada corresponderam ao primeiro ano depois de Cristo. Esse método de contagem do tempo foi abandonado por volta de 440 d.C., depois da 304ª olimpíada. As olimpíadas foram usadas como medida de tempo pelos últimos historiadores gregos e outros escritores para se referirem aos séculos precedentes, mas nunca estiveram em uso permanente como os meses e os anos. / - S.f.pl. Jogos Olímpicos modernos, competição esportiva internacional, retomada e realizada pela primeira vez em Atenas, em 1896, e que se repete de quatro em quatro anos.
(©2002 Enciclopédia Koogan-Houaiss Digital)


OBS.: Vejam uma orientação e algumas dicas que escrevi dentro dos comentários. ; )

25 comentários:

  1. Muito legal, eu não sabia!!!
    Rhanna A. Roschemant 801

    ResponderExcluir
  2. Gente, a questão é: A qual gênero textual esse texto pertence? Vocês podem - e devem - comentar o que leram, mas é fundamental que vocês deem a resposta a essa questão. Mesmo que vocês não tenham certeza, arrisquem!
    Não considerarei como participação (com a finalidade de pontuação) as respostas que não obedecerem a esse critério, está bem?

    ResponderExcluir
  3. Bom...fui pesquisando em livros,revistas,(nada de internet),E conclui que,talvez seja,um Artigo de opinião,pois compõe de um titulo,um paragrafo introdutorio,e o assunto!
    Fora isso eu gostei mto do texto,pois fala da grecia (o qual eu gosto) e as olimpiadas (o qual eu amo)



    Kaio 802

    ResponderExcluir
  4. Bem, alguns alunos me pediram dicas para identificar a que gênero pertence esse texto. Primeiramente gostaria de explicar que o tema "olimpíadas" só foi escolhido em virtude de estarmos em período olímpico. Poderia ser qualquer outro tema. Aliás esse gênero é muito abrangente em se tratando de assuntos.
    Vamos às dicas:
    1ª) Como já disse, os assuntos são bem variados - esse gênero lida com o conhecimento humano das diversas áreas do saber adquirido ao longos dos séculos.
    2ª) A linguagem é sempre muito formal, objetiva e impessoal (o que já exclui o artigo de opinião, viu, Caio? Por ser um texto que expõe opiniões, ou seja, que é muito pessoal).
    3ª)É um texto expositivo e descritivo - expõe e descreve fatos que constituem o tema de cada texto.
    4ª) Vocês podem usá-lo para se informar, enriquecer-se culturalmente, acrescentar mais conhecimento sobre um assunto, etc. Normalmente vocês usam quando o professor passa alguma pesquisa.
    5ª) Esse gênero é composto por duas palavras.
    E aí? Já sabem???

    ResponderExcluir
  5. É um Texto Injuntivo?...




    Kaio 802

    ResponderExcluir
  6. É um verbete de dicionário.
    Rhanna A. Roschemant 801

    ResponderExcluir
  7. professora eu nao sei se eu estou certo mas andei pesquisando em livros antigos da minhas mae e na internet e acho q esse texto pode ser uma Verossimilhança se nao for acho q nao sei oq pode ser...

    ResponderExcluir
  8. É um verbete de enciclopédia.
    Rhanna A. Roschemant

    ResponderExcluir
  9. gênero argumentativo



    Virgílio Abreu. 803

    ResponderExcluir
  10. É um Verbete de enciclopédia

    Késia Cavalier Rodrgues - 801

    ResponderExcluir
  11. Estou gostando de ver!
    Bom, vamos a algumas considerações: Caio e Virgílio o que vocês escreveram, na verdade, não foram GÊNEROS textuais, mas sim TIPOS textuais. Um mesmo tipo pode pertencer a vários gêneros. Por exemplo, o tipo narrativo predomina em gêneros como romance, conto, crônica, novela... Entenderam?
    Patrick, verossimilhança não tem a ver com gêneros textuais. Segundo o Dicionário Koogan-Houaiss Digital, verossimilhança é "qualidade do que é verossímil", ou seja, daquilo que parece ou pode ser verdadeiro.
    Mas é por aí mesmo, vocês têm de arriscar, afinal, como diz o ditado, "quem não arrisca não petisca". ;)
    Continuem escrevendo suas conclusões. Aproveitem as dicas que já publiquei aqui!

    ResponderExcluir
  12. Camila 802
    É um verbete de enciclopédia.

    ResponderExcluir
  13. Esse gênero textual é o verbete

    Fabiana Rocha 801

    ResponderExcluir
  14. Vamos lá, gente!!! Vamos participar! No final deste mês, publicarei a resposta correta. Depois disso, vocês até podem continuar comentando no tópico, mas não valerá mais pontos extras, está bem?

    ResponderExcluir
  15. É uma verbete de dicionário,acredito que seja porque é visível as características de um dicionário no texto.Espero não estar enganado.


    Gabriel Ouverney
    801

    ResponderExcluir
  16. eu acho que esses gênero é verbete


    moises silva fernandes

    802

    ResponderExcluir
  17. pra mim deve ser vertebe


    yuri 802

    ResponderExcluir
  18. sera que é verbete? eu acho que é


    joao vitor da luz
    802

    ResponderExcluir
  19. Acho que é um verbete! Procurei no dicionário a respeito. Beijões Eponine.

    Larissa 801

    ResponderExcluir
  20. pelas dicas, acho que deve ser um verbete, bj. rs

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, a resposta é "verbete enciclopédico"!!!
    Eu disse que era formado por DUAS palavras...
    Parabéns a todos que participaram, especialmente a Késia e a Rhanna, da turma 801, e a Camilla, da 802, que acertaram na mosca! ;)

    ResponderExcluir
  22. Eu estou participando so agr..
    Meio estranho pq já tem a resposta ali.
    Mas a minha resposta seria verbete,é estaria errado. :3




    Guilherme Silveira 802

    ResponderExcluir
  23. É um "verbete enciclopédico", que pena que eu não respondi a tempo,mas gostei muito desse GÊNERO TEXTUAL ele é muito inressante e legal.
    OBS.: Professora vou te dizer, foi um sacrifício para botar o acento circunflexo na palavra Gênero.Eu me enrrolei toda.

    ResponderExcluir
  24. Eu acredito que seja um verbete
    Daniela 803

    ResponderExcluir