"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

sábado, 1 de setembro de 2012

Texto didático


    Olá, alunos queridos!

    Todos vocês são bastante íntimos de um gênero muito comum nos livros escolares: o texto didático. A finalidade desse tipo de gênero é instruir, dar conhecimento, e está relacionado ao ensino das ciências, das artes, das línguas, etc. Suas principais características são: predomínio da linguagem denotativa, uso da variedade padrão formal, utilização de recursos e termos próprios de cada área – por exemplo, tabela periódica, em Química; conjugação verbal, em Língua Portuguesa; desenvolvimento de expressões numéricas, em Matemática; uso de termos como fotossíntese, enzimas e ecossistemas, em Ciências / Biologia; etc.

     Agora quero saber o que vocês pensam! De todos os textos didáticos que vocês leram neste ano, presentes em seus livros didáticos, quais foram os mais interessantes? A qual disciplina pertenciam e a que conteúdo se referiam? Por que os escolheram?

11 comentários:

  1. foram muitos desse tipo mas nesse momento nao to lembrando de nenhum por conta da minha memoria fraca...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, Patrick... minha memória também anda fraca... Eu prometi pontinho para quem participar?!? Não me lembro... Quando você se lembrar do texto didático, quem sabe eu me lembro de te dar um pontinho, né? Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora,eu tenho a memória forte e me lembrei.Não se esqueça dos meus pontinhos.Beijos,tchau!!

      Excluir
    2. Não me esquecerei, Mayara! Gostei muito de suas escolhas!

      Excluir
    3. OBRIGADO!!

      Excluir
  3. Olá!Todos são interessantes,mas vou dizer dois.Um é sobre ´´ o caminho do sangue´´ e o outro é sobre ´´produto é igual a zero´´.O primeiro é sobre CIÊNCIAS,que fala sobre ´´o sistema cardiovascular ou circulatório´´e o segundo é sobre MATEMÁTICA,que fala sobre ´´equações``.Eu escolhi esses dois,porque achei interessante saber,por onde o sangue passa e todos os lugares que ele percorre e o outro eu escolhi ,porque é legal fazer equações,no começo pode até ser difícil,mas depois é divertido.

    ResponderExcluir
  4. hahaha pois é vo fica tentando enquanto isso

    ResponderExcluir
  5. matematica e ciencia e hitoria eu escolhi esses livros pois gosto de matemática,adoro equaçoes e tambem ciencia, pois gosto de aprender, saber sobre o corpo humano e historia,embora adoro ler .
    Pois acho o livro de historia como livro de leitura extensiva ,pois conta uma historia, embora seja real

    moises 802



    moises 802

    ResponderExcluir
  6. Professora me esforcei mais e li um texto didatico q era de filosofia tomara q tenha valido a pena ler
    "Verdade e Justiça"
    Escrito por Roseli Bonfim

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei das figuras de linguagens,em Português porque é uma matéria descomplicada e que devemos prestar atenção para classificá-las e gostei de Revolução Francesa em História porque aprendemos todos os valores em que ela foi feita e também que são levados até hoje.


    Gabriel Ouverney
    801

    ResponderExcluir