"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

domingo, 25 de novembro de 2012

Você sabe quem foi Augusto Spinelli?

     Augusto Spinelli nasceu no dia 24 de janeiro de 1892, em Nova Friburgo. Seus pais eram Luiz Spinelli e Marieta Zuanazzi Spinelli. Logo cedo, assumiu a direção das firmas Spinelli com eficiência e dinamismo. Mais tarde, criou a Transportadora Spinelli. Por muitos anos, foi presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, trabalhando pelas classes conservadoras. Lutou, com o então prefeito, César Guinle, para a instalação da Fundação Getúlio Vargas, no Edifício da Cascata. Eleito vereador pela UDN, representou, no Legislativo, as classes conservadoras.
     Ajudou na fundação da Empresa Telefônica de Nova Friburgo, onde exerceu o cargo de tesoureiro durante muitos anos. Em 1925, organizou uma caravana automobilística, que demonstrou a necessidade da ligação de Friburgo-Niterói. É preciso destacar ainda sua atuação na constituição de uma empresa de transporte coletivo, a Viação Friburguense, da qual foi, por muito tempo, presidente.
     Em uma de suas frequentes viagens, seu carro chocou-se contra um caminhão. Spinelli sofreu graves lesões, com fraturas internas. Depois de um longo período de tratamento e de repouso, descobriu-se um hematoma cerebral, que o obrigou a delicada cirurgia. Faleceu no dia 1º de agosto de 1949, em um hospital do Rio de Janeiro. Trasladado para nossa cidade, foi sepultado no jazigo da família.

6 comentários:

  1. Nossa, ele realmente lutou por Friburgo, eu nao sabia nada sobre ele

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia quem era,agora sei que o nome do nosso colégio é o nome de um homem que lutou bastante pela cidade,foi bem importante.

    Gabriel Ouverney
    801

    ResponderExcluir
  3. NOSSA EU NUNCA UOVIR FALAR NESTE HOMEM ANTES INTERESSANTE ESSE TEXTO, POIS ELE LUTOU POR NOVA FRIBURGO ALEM DE CONSIGUIR CARGOS NA POLITICA COMO PRESIDENTE EMBORA ISSO É DITO NO
    TEXTO


    MOISES SILVA FERNANDES 802

    ResponderExcluir
  4. Poxa...q interessante, legal saber q o nome do meu colegio foi alguem q realmente se importou com Friburgo... Nunca ouvi disser...rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Também não sabia quem era,realmente foi um homem lutador ,que lutou bastante pela nossa cidade .VIVA AUGUSTO SPINELLI.:)

    ResponderExcluir
  6. Só um pequeno comentário, para fazê-los refletir: Augusto Spinelli trabalhou pelas CLASSES CONSERVADORAS. ;)

    ResponderExcluir